GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 18 de maio de 2015

NÃO SOMOS UM ESPELHO QUE REFLETE A IMAGEM DO SENHOR!



.....Você é um espelho, que reflete a imagem do Senhor...

Bom, muita gente gostou dessa música, não é mesmo? Eu, particularmente, gosto dela à bessa! Todavia, percebi na frase acima, neste trecho específico da música, que existe um erro hermenêutico muito grave. Há quem viu erros em todo o conteúdo da música em questão, ( a saber, a música se chama Raridade, do cantor Anderson Freire ) como o pessoal do Blog Bereianos, por exemplo, colocando essa canção como atropocêntrica, feita exclusivamente para o louvor do homem em detrimento de Deus e, se tiverem curiosidade, a análise deles sobre a música em questão, frase por frase, esta aqui:( http://bereianos.blogspot.com.br/2015/03/porque-nao-canto-raridade-do-anderson.html#.VVnxgkgfi1k )

Mas, vou me ater apenas à frase supra expressando minha opinião, que, como sempre digo, ninguém é obrigado a concordar com ela e, ainda, neste quesito, discordo um pouco da opinião do Blog Bereianos sobre a questão complexa da "Imagem e Semelhança" de Deus.

Sendo assim, vamos ao meu ponto de vista:

Por que não somos um espelho que reflete a imagem do Senhor?

Dois motivos:

1 - O prático:
Se aproxime de um espelho e veja o que ele vai refletir. Refletiu você, não é mesmo? Aproxime qualquer objeto a um espelho e perceberá que o mesmo refletirá o tal objeto aproximado. Feito isso, já estamos em condições de entender que para um espelho refletir a imagem do Senhor, necessariamente, o Próprio Senhor deveria estar diante dele, correto?

2 - O espiritual: 
Alguém, como andei vendo em outras opiniões sobre a tal música, poderia dizer que em II CO 3,18, fala a Bíblia exatamente sobre isso:

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" II Coríntios 3.18

Temos no versículo acima dizeres sobre a Glória de Deus refletida em nós, nunca a Imagem dEle. Aliás, nem é preciso nos aprofundarmos neste assunto, pois, um ser humano, por pior que seja ele, naturalmente reflete a glória de Deus pelo simples fato de estar respirando, demonstrando estar vivo, Coisa que só o Senhor Deus pode dar: VIDA! Isso é fato, não precisa nem falar de caráter, conversão, milagres ou qualquer outra coisa.

Há também quem possa dizer que a Bíblia afirma que somos a Imagem e Semelhança de Deus. Porém, a Bíblia nunca afirmou isso! O que temos em Gênesis 1,26 e 27 é que Deus criou o Homem À (a craseado) sua imagem e semelhança, onde deve-se entender que o homem foi criado "para a"(ou para ser a) imagem e semelhança dEle e, abaixo, eu explico sobre este fato num estudo que postei aqui há muito tempo. Não deixe de ler!

É isso aí!

SOMOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?




Não importa o que consideremos “imagem e semelhança de Deus” como pode ter aprendido da tradição ou pelos ensinamentos do padre, pastor ou bispo, á maneira de cada qual PORQUE NINGUÉM É E NEM JAMAIS FOI A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, nem mesmo o Jesus - homem.

Esta afirmação é categórica e é dita assim com o propósito de chocá-lo, uma vez que o objetivo, nesse particular, é mostrar á luz da Palavra de Deus o que os homens são por ainda não serem, e o que muitos ignoram por ainda não saberem.

Primeiramente julgamos necessário que nos entendamos sobre o que é que Deus designa homem (e/ou deuses) (Salmo 82-6: "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.") em relação a Ele, único SER ilimitado e verdadeiramente inteligente em face dos Seus próprios, grandes e absolutos atributos: Eternidade, Onipotência, Onisciência e Onipresença, e que nos é intuitivo ser outras inteligências, evidentemente, limitadas pela privação dos mesmos atributos. Nesse sentido não discutiremos a forma externa com a qual o homem se apresenta pois satanás também é homem (Ezequiel 28-9: " Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.") e pode se apresentar até como anjo de luz (II Coríntios 11-14:" E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."), enquanto que, muitas vezes, foram vistos anjos em forma de varões humanos quase sempre só identificados como desta espécie por declaração própria e quando inquiridos(Josué 5-13 e 14:"E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pós em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?  E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? " , Lucas 1-19:"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas"). 

Talvez tenha-se dificuldade de entender o acabamos de afirmar por termos aprendido que o homem é a imagem e semelhança de Deus, mas a Bíblia não diz que o homem foi feito sendo a imagem de Deus, mas “à imagem”, que se deve entender “para a imagem”, porque Deus sendo Espírito não tem imagem, e nem diz tão pouco ele ter sido feito semelhança de Deus, porque deste mesmo Deus do qual seria semelhança, fala inquirindo, o profeta Isaías: “A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? (Isaías 40-18); e noutra parte o salmista exclama: “Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR?” ( Salmo 89-6 ). De resto o próprio Deus exclama: “A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?”, deixando explícito o entendimento da inexistência de qualquer semelhante. Logo a semelhança do homem é apenas potencial, ainda...

Por outro lado poderíamos está firmando nossas bases nos léxicos que informam imagem e semelhança com o significado de uma mesma coisa. Mas desejamos esclarecer que estamos aqui tratando do homem não como nós possamos pensar que ele é, nem ainda como o padre, pastor ou bispo, ás suas maneiras, possam estar ensinando ser ele, mas sim como ele se apresenta sendo biblicamente.


Desde logo queremos explicar que, nas Escrituras, entendemos “imagem” inteiramente distinta de “semelhança”. Nelas o sentindo de imagem é aquilo que você pode refletir num espelho, e que ninguém tem para refletir igual, nesta geração, nem na que foi e nem na geração que virá, é exclusivamente a sua imagem;....




 ....e semelhança é o que você vê olhando para o seu pai, mãe e irmãos. Nesse sentido, então, só Um poderia ser a “imagem” de Deus; o Próprio Deus. E Este é o Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai. ( Hebreus 1-2 e 3" A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; ; Colossensses1-15:" O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" )

Ora, se o Deus invisível ( sem imagem ) escolheu e designou a Jesus para a Sua Imagem, e não podendo existir duplicidade dela, já estamos em condições de entender para saber que o homem só chegará á imagem de Deus, à medida em que se tornar semelhante a Jesus. Assim, sendo Jesus, como de fato é: “a imagem” expressa de Deus, quando NAQUELE GRANDE DIA (já as portas) recuperar “a semelhança’ perdida em favor do homem ( Filipenses 2-7: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; I Coríntios 15-51 e 52; Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.), que por sua vez será transformado á semelhança dEle, virá a ser a expressa “semelhança” de Deus, já tendo a imagem.

Ou seja, ainda: O Homem ideado por Deus em Genesis 1,26 ( E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ) ainda não existe. Somente existirá quando formos um em Cristo, num tempo que está próximo.

É isso aí!

Copie e cole o link abaixo e leia todas as postagens desta série:

( http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o )



Read more: http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/02/somos-imagem-e-semelhanca-de-deus.html#ixzz3aViFgfal

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando é dito que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, refere-se aos Atributos de Deus.
    Existem os comunicáveis e incomunicáveis.
    - Comunicáveis: o homem também os possui, mas não em par de igualdade com Deus. Como bondade, amor, ira.
    - Incomunicáveis: exclusivos do Pai, como onipresença, imutabilidade.

    Para maiores informações, procure no google: atributos de Deus - Voltemos ao Evangelho.

    E sobre a música, só digo que o mundo deveria notar se alguém reflete a imagem do Senhor! Devemos ser sal e luz!


    Que o Senhor o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Quando é dito que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, refere-se aos Atributos de Deus.
    Existem os comunicáveis e incomunicáveis.
    - Comunicáveis: o homem também os possui, mas não em par de igualdade com Deus. Como bondade, amor, ira.
    - Incomunicáveis: exclusivos do Pai, como onipresença, imutabilidade.

    Para maiores informações, procure no google: atributos de Deus - Voltemos ao Evangelho.

    E sobre a música, só digo que o mundo deveria notar se alguém reflete a imagem do Senhor! Devemos ser sal e luz!


    Que o Senhor o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Quando é dito que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, refere-se aos Atributos de Deus.
    Existem os comunicáveis e incomunicáveis.
    - Comunicáveis: o homem também os possui, mas não em par de igualdade com Deus. Como bondade, amor, ira.
    - Incomunicáveis: exclusivos do Pai, como onipresença, imutabilidade.

    Para maiores informações, procure no google: atributos de Deus - Voltemos ao Evangelho.

    E sobre a música, só digo que o mundo deveria notar se alguém reflete a imagem do Senhor! Devemos ser sal e luz!


    Que o Senhor o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Quando é dito que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, refere-se aos Atributos de Deus.
    Existem os comunicáveis e incomunicáveis.
    - Comunicáveis: o homem também os possui, mas não em par de igualdade com Deus. Como bondade, amor, ira.
    - Incomunicáveis: exclusivos do Pai, como onipresença, imutabilidade.

    Para maiores informações, procure no google: atributos de Deus - Voltemos ao Evangelho.

    E sobre a música, só digo que o mundo deveria notar se alguém reflete a imagem do Senhor! Devemos ser sal e luz!

    ResponderExcluir
  6. Poderia resumir esta explicação da seguinte forma: Antes da queda do homem - Gn1.26, a semelhança e imagem aqui quer dizer "santidade sem pecado" do homem e de DEUS. Após a queda do homem. Gn 5.3 - Após a queda do homem - Adão vive cento e trinta anos, e gerou um filho à sua imagem e semelhança. Desde então não somos mas a imagem e semelhança Deus mas sim de Adão, pecador. Por isso refletimos a imagem de Adão e não a do senhor, estamos mortos e Jesus morreu na cruz para nos dar novamente vida junto com ele. Voltaremos a refletir a imagem do senhor somente na glória quando o senhor nos restituirá novas vestes.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse comentário. Melhor ainda se as igrejas orientassem o povo, não só que somos pecadores, mesmo sem adulterar e roubar e matar. Ensinar também porque Moisés inventou o dízimo. Pois o Pastor que usa indevidamente o dinheiro do povo; mesmo que não tenha adulterado com outra mulher, ele é um adúltero, ou melhor: um Caim. Por isso a justiça de Deus, esta balançando os povos na terra.
    anaalvesvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que essa afirmação de que "somos pecadores mesmo sem adulterar e roubar e matar" não está correta.

      Se assim fosse o SENHOR não nos teria dado a ordem: "Sede pois perfeitos, como perfeito é o vosso pai que está nos Céus", porque seria impossível de ser cumprida.
      E essa ordem foi ratificada com "Nem todo o que me diz Senhor! Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade deu meu Pai que está nos Céus."

      Eu entendo que quando se diz que o homem é pecador em todo o tempo é porque se confunde erro com pecado. O pecado é um erro, mas um erro nem sempre é pecado.

      Pecado é a desobediência aos mandamentos de DEUS.

      Somos imagem, portanto, devemos imitar a DEUS.

      O homem torna-se perfeito quando imita DEUS.

      Há duas coisas nas quais podemos imitar a DEUS, porque vimos ele fazendo: Primeiro, descansar no Sábado, porque Ele descansou, e segundo, amar ao próximo sem medida, porque foi assim que Ele nos amou. Quanto ao mais é observar os Seus mandamentos.
      Quem imita a DEUS naquilo que Ele nos ensinou e nos orientou é perfeito. Quem é perfeito não é pecador.

      O SENHOR JESUS CRISTO não levará pecadores para o Céus, levará pecadores redimidos, ou seja, pecadores que deixaram a vida de pecado e tornaram-se perfeitos por se arrepender, se converter e passar a viver uma vida de acordo com a vontade de DEUS.
      Isto é o que eu entendo.

      Excluir
  8. Respostas
    1. podi ficá trancuilo que mim num vai escrui seu comentario nao eu so escruo condu tem palavrao. eu intendu a sua priguisssa de lê o testo todim pro causo dus erru de portugueis né mermo? mas como ocê consegui avaliá um testo todim ruim se nem consiguiu lê ele???? se ocê asha qui eu pegui pesadu com a musga ( Aliás, eu disse acima que gosto dela demais ), dá uma oiada lá no blog dus bereianos pro ce vê o quê que é criticá. eu num tenhu nada contra o cantô muito pelo contráriu achu q eli faz bem seu papéu de crenti, só analizei uma frasi de uma musga dele, okei? comenta mais aí, eu prefiru as pessoa que me critiqueia du qui as qui mi elogeia, obrigadu%

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que falta de visão de intimidade com Deus vai pedir discernimento pra Deus .

      Excluir
  10. Respostas
    1. Sobre o meu comentário acima, o autor do comentario anterior pensou que eu iria excluí-lo, como não o fiz, ele, talvez com vergonha, o fez, mas, eu o tinha guardado e a história é essa:

      Alerta, perigo na rede!!! Cuide de seu filho!!!
      1 de fevereiro de 2016 09:50
      Você vai remover o meu comentário...
      Desculpe, mas eu nem consegui ler o seu texto de tão ruim que está.
      Para fazer uma crítica, ela tem que ser muito bem feita.
      Existem vários erros no seu texto de ortografia, gramática, semântica e etc.
      Ah, o autor da música citada acima está cumprindo o seu papel cristão.
      r
      Respostas
      Wellington Fernandes1 de fevereiro de 2016 15:16
      podi ficá trancuilo que mim num vai escrui seu comentario nao eu so escruo condu tem palavrao. eu intendu a sua priguisssa de lê o testo todim pro causo dus erru de portugueis né mermo? mas como ocê consegui avaliá um testo todim ruim se nem consiguiu lê ele???? se ocê asha qui eu pegui pesadu com a musga ( Aliás, eu disse acima que gosto dela demais ), dá uma oiada lá no blog dus bereianos pro ce vê o quê que é criticá. eu num tenhu nada contra o cantô muito pelo contráriu achu q eli faz bem seu papéu de crenti, só analizei uma frasi de uma musga dele, okei? comenta mais aí, eu prefiru as pessoa que me critiqueia du qui as qui mi elogeia, obrigadu%

      Excluir
  11. Em resumo, quem somos nós diante de Deus?

    (Jó 15:14-16)
    14 Que é o ser humano, para que seja puro? E o que nasce de mulher, para ser justo?
    15 Eis que Deus não deposita sua confiança nem nos seus santos; nem os próprios céus são puros aos seus olhos, 16 Quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniquidade como água!

    ResponderExcluir
  12. ME , DESCUPE MAIS EU REALMENTE, PELA SABEDORIA QUE EU TENHO, ACHO QUE SOMOS A IMAGEM DO SENHOR, UMA VEZ QUE PROCURAMOS NO S ACHEGAR , AO PAI ! FAZER SUA VONTADE ! BUSCAMOS SÉR DOFERÊNTES,! E SANTIFICADOS PARA PODER SUBiR ! E VER A FACE DO SENHOR! RENUCIAMOS , NÓ S NOS PRÓPRIOS NEGAMOS! ESSES SÃO A IMAGEM DO SENHOR OS FIEL QUE MESMO NA DOR NA LUTAS NAS PERSEGUIÇÕES, #PERSEVERAM ATÉ O FIM COMO O "FÉ Z O SENHOR #JESUS! QUANDO VEIO AO MUNDO E SE VEZ HOMEM! CARNE! POiS ELE SOFTEU AS MESMAS COISAS! .. E É NESSESARIO NÓ S PARDECERMOS TAMBÉM! NOS OBÊDECEMOS AO SENHOR A SUA PALAVRA! E QUANDO A FAZEMOS NAQUELE MESMO MOMENTO FAZEMOS O BÉM SOMOS SERES HUMANOS DIFERENTES , PRONTOS PARA UMA OBRA E PLATAMOS SEMENTES DE AMOR PAZ MISERICÓRDIA enquanto há MUITOS QUE PLANTAM ODIO , RANCOR ! NOS BUSCAMOS FAZER A VONTADE DO PLAi ! E NÃO PELA IMAGEM QUE ESTA DE FORA MAIS . PIR DENTRO PODEMOS NÓ S FAZER A IMAGEM DO SENHOR!! AMÉM! 😇? Querido ,. O.ESTA É MINHA OPINIÃO OBRIGADO! JESUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  13. DESCULPE EU DESCORADO AMADO ACHO QUE APARTIR DO MOMENTO QUE PROCURAMOS SER UM DIFERENCIAL PARA O MUNDO NO S REDIMINDO DO ERRO E PRATICANDO A JUSTIÇA DIVINA! ISSO É AMANDO O PRÓXIMO SABENDO QUE O PAI SE ALEGRA POR CADA ATITUDE TOMADA E QUE NADA É EM VÃO , E O SENHOR NOS COMTEMPLA POIS RENUCIAMOS ANOS MESMOS E NOS NEGAMOS! Cumprindo assim sua palavra na MESMA HORA NOS TORNAMOS IMAVEM DO PAI! DO SENHOR POR OBTER EM NOS O MESMO AMOR ! QUE ELE NÓ S DAR! AMANDO ASIM E FAZENDO A DIFERENÇA UMS PARA COM OS OUTROS! ESA É MINHA #OPINIÃO TA AMADO ! JESUS TE ABENÇOE#

    ResponderExcluir
  14. Na primeira tese dele, ele fala que pra Deus ser refletido em um espelho Ele próprio precisa estar na frente do espelho. Mas isso está errado, dependendo da inclinação do espelho eu posso refletir a minha imagem para outra direção. Então a música diz que nós somos um espelho inclinado de uma forma que reflete o caráter de Deus da vertical (do céu), para a horizontal ( para os homens. E sobre o espiritual, está escrito que nós fomos criados à imagem, o formato, e semelhança, as características, de Deus. Mas isso foi distorcido com o pecado, então Cristo, através do seu sangue, nós deu oportunidade de voltar ao estado inicial do homem, então, se rendendo a ele podemos gradativamente assumir a imagem é semelhança de Deus e refletir a imagem dEle aqui na Terra, se renovando em conhecimento e santidade. "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;" - Colossenses 3:10

    ResponderExcluir
  15. Graça e paz à todos;

    Existe uma confusão no discernir um LOUVOR e uma CANÇÃO evangelistica isso é peculiar do ambiente cristão/ evangélico principalmente ligado aos recém convertidos e dos que possuem uma "simpatia" a referida fé.
    A composição musical aqui avaliada seria um exemplo de canção evangelistica que busca transmitir ânimo ao que está abatido, fraco espiritualmente.
    Diferentemente de um LOUVOR que está diretamente ligado a ADORAR ao SENHOR TODO-PODEROSO.
    Este é um ponto de vista particular!!!

    Que o Pai Celestial vos abençoe em Nome do Filho.


    ResponderExcluir
  16. Exatamente o que eu procurava sobre Espelhos, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Na musica nós não refletimos a nossa própria imagem porque na verdade nos somos o espelho, um espelho não reflete a sí mesmo, reflete aquilo que esta diante dele, logo quando estamos em cristo refletimos sua imagem, mesmo que de forma imperfeita muitas vezes.

    ResponderExcluir