GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

POLÊMICAS EM LETRAS DE MÚSICA GOSPEL!

por Bruno Lucas

Não basta apenas a canção ter bons arranjos, uma boa melodia ou ser uma música chiclete sendo que no quesito "conteúdo"  ela deixar a desejar.  "Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender",  são letras desse naipe que causaram maior polêmica no meio gospel, uns à chamam de egocêntricas, outros à consideram como uma história de vida. Seguindo nessa linha criamos um top 12, citando algumas canções que causaram controvérsias.


12º  Elaine de Jesus - Anjos de Deus



Gravada no ano de 1993 no cd Pentecoste Divino, e sucesso posteriormente pela  regravação do Padre Marcelo Rossi, a música trouxe muita discussão quanto à letra. "Se acontecer um barulho perto de você é o anjo chegando para receber suas orações e levá-las à Deus", essa estrofe causa contenda pois atribuem ao anjo a função de ser um mediador entre Deus e os homens, e a bíblia  deixa esclarecido  há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=gsKkvHptH5o



11 ºLudmila Ferber - Os sonhos de Deus

"Não desista, não pare de crer ! Os sonhos de Deus jamais vão morrer" gravada em 2001 no cd Os sonhos de Deus, essa música se tornou uma das mais conhecidas e tocadas nas igrejas. Mas a questão é, Deus sonha ? Pra muitos é teologicamente furada pois citam o Salmos 121:4 como respaldo bíblico  declarando que Deus não dorme , outros se referem aos "sonhos de Deus" como propósitos nas vidas das pessoas, e não ao fato de dormir.

                                                      

                                                       10º Cassiane - Tem anjo aqui

Cassiane é uma das maiores cantoras pentecostais do Brasil, gravou inúmeros sucessos e vendeu milhões de discos. "Tem um anjo com uma caneta anotando o seu pedido" gravada em 1998 no cd Para Sempre, novamente uma canção que dá referencia ao anjo o ato de ser um mediador, outros  à taxam como uma forma cômica, aderindo ao anjo como garçom anotando o pedido.



                                      
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=YfSYKPXmXYU


                                       9º Andrea Fontes - Batismo no ônibus

O maior sucesso da carreira de Andrea Fontes, música gravada em 2005 no cd Momento de Deus.  Avaliam-na como uma música engraçada, outros acham que é um escândalo, blasfêmia. Muitos se pergunta "será que Deus iria batizar alguém dentro do ônibus?" Totalmente anti congregacional, fez muito sucesso na internet.







                                                      8º Cassiane - Com muito louvor

Gravada no ano de 1999, no cd Com Muito Louvor que foi recorde em cópias vendidas, mais de 2 milhões. "Deus não rejeita oração, oração é alimento" porém sim, Ele rejeita. A bíblia diz que Deus rejeitou a oração do profeta mesmo Ele sendo justo (ler Jeremias 7:16).





                                                     7º Apascentar - Deus de promessas

Gravada no ano de 2005 no cd Deus de Promessas, a canção se torna um hit e se espalha por todas as igrejas do Brasil. "És Deus de perto, e não de longe", porém a bíblia diz que Ele é um Deus de perto e também de longe.








6º Léa Mendonça - Chora que a vitória vem

"O crente quando chora o Senhor responde" analisando bem a canção, nos faz refletir que Deus responde apenas quando nós choramos, pelo contrário a fé pode muito em efeitos, e não precisa apenas se humilhar e chorar pra conquistar a vitória. Canção de muito sucesso gravada no cd Louvor Profético, em 2003.




                                                       5º Thalles Roberto - Filho meu

Muito criticado no meio gospel pelo  modo de se apresentar, Thalles Roberto  lançou recentemente a música Filho meu do cd Sejam Cheios do Espírito Santo lançado em 2013, que desde o início vem sendo alvo de discussões. "Filho meu ta fugindo de mim?" com uma performance distinta , a letra nos leva a refletir que Deus se humilha pra ter seu filho de volta nos caminhos d'Ele,  mas será que realmente Deus se humilha pra ter seu filho de volta ou é o filho que tem que se arrepender ? Com mais de 2 milhões de visualizações a canção é um sucesso.




4º Graça Ramalho -Labassurionderrá

"I plá, plá, plá, plá
Iplá labasurionderrá" música pentecostal de raiz ou blasfêmia contra o Espírito Santo? São essas opiniões distintas que causaram refutação em torno da canção. Desconhecida por muitos, a letra novamente da ênfase para o anjo. Apenas mencionam os anjos ou os adoram ?




                                                           3º Lázaro - Eu sou de Jesus

Faz tempo que os cantores gospel mesclam suas músicas com os ritmos seculares, "Eu sou de Jesus” gravada em 2007 no cd Meu Mestre, nos trás uma roupagem de um axé. Mas a questão não é o estilo dos arranjos e nem a letra,  e sim pegar um ritmo de sua música do mundo para dar a roupagem à este louvor. Axé, funk, sertanejo entre outros,  são estilos que foram sempre desaprovados no meio cristão, mas atualmente esse "preconceito" vem sendo deixado de lado.

                                                 2º Damares - Temporal de poder

 Vulcão, química e mel são expressões que não faltam em seus cds, por  muitos elogiadas, por outros criticadas enfim. A música Temporal de poder, lançada em 2013 no mais recente trabalho O Maior Troféu, também  está sendo objeto de especulações. "Sinto o vento de 60 por hora, está aumentando tá chegando a  120, meu Deus já chegou  150" vista como cômica, interpretam-na como se estivesse medindo a velocidade do vento, outros à consideram como o bom pentecostal de raiz.




Confira: http://www.youtube.com/watch?v=z4bYWNrPZjo

                                      
                                      1º Damares - Sabor de mel



"Quem te viu passar na prova e não te ajudou quando ver você na benção vão se arrepender", não tem como falar sobre polêmica sem citar a música Sabor de mel sucesso em todo o Brasil, no meio evangélico quanto no meio secular, tal fato que assumiu o primeiro lugar do Top 12,  canção que foi proibida de ser tocada nas igrejas  de vários estados  do nosso país.  Gravada em 2008 no cd Apocalipse, fez com que Damares se tornasse um referencial na música pentecostal.  Mas ao longo dos anos a música vem sendo alvo de críticas, à julgam como
vingativa, como se a lei olho por olho e dente por dente ainda prevalecesse. Ressaltando ainda, tem quem interpreta como uma história de vida, uma prova de que Deus pode fazer como Ele quer.

Em suma, essa é uma análise simples das polêmicas que rodearam a música gospel. Se não interferir nos conceitos bíblicos não importa a letra, quanto que para adorar é somente à Deus.
E vocês o que acham ???

Fonte: newsgospelinter.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário