GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

QUEM É A FILHA DE SIÃO?



Antes de explicarmos o significado da expressão “filha de Sião”, precisamos também compreender o que significa “Sião” na Bíblia. A palavra “Sião” tem pelo menos quatro aplicações diferentes na Bíblia:

(1) A fortaleza construída pelos povo jebuseu no monte Sião e que foi conquistada posteriormente pelo rei Davi e foi chamada posteriormente de cidade de Davi (2Sm 5.7).

(2) O monte, antes chamado de Moriá, onde foi construído o templo de Salomão (2 Cr 3.1). Você já deve ter ouvido a expressão monte Sião (Sl 133.3)

(3) A cidade de Jerusalém (2 Rs 19.21) ou a terra de Israel (Is 34.8)

(4) O céu (Hb 12.22)

A primeira vez que a expressão “filha de Sião” aparece na Bíblia é em 2 Reis 19.21: “e esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.”. 

Também temos o uso dessa expressão no Novo Testamento: “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.” (Mateus 21.5)

Assim, concluímos que o uso da expressão “filha de Sião” aponta em alguns textos para a cidade de Jerusalém especificamente (por exemplo em Is 52.2) e em outros textos aponta para toda a terra de Israel (por exemplo em Mateus 21.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário