GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sábado, 20 de outubro de 2012

MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM, MAS, QUE HOMEM?


Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17.5

Introdução: Muitas pessoas leem só a parte “a” do texto biblico, e distorce o que o profeta Jeremias diz, dando sua própria interpretação; já ouvi várias pessoas usarem essa primeira parte do versículo para pautar a traição, a falsidade de alguém para com elas. Enchem a boca para dizer “Não devemos confiar nas pessoas”. Interpretação equivocada. Basta continuar leitura que o sentido da mesma nos direciona para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, e ao ponto de rejeitar a Deus, colocando o homem no lugar Dele. É a esse tipo de confiança que a Bíblia se refere nesse contexto.

Depois do “faça que eu te ajudarei” e “a voz do povo é a voz de Deus”, uma das frases mais faladas no meio cristão (infelizmente) é... “Maldito o homem que confia no outro homem”. Diferente das duas primeiras que não passam de um ditado popular, a frase “maldito o homem que confia no outro homem” é bíblica e encontra-se em Jeremias 17:5a..

Se a frase é bíblica então qual seria o problema que circunda esta famosa frase?

Certamente o problema não é a frase em si, pois, ela não se trata de um jargão e nem um ditado popular, é um versículo bíblico da palavra de Deus, viva e real. O que acontece é que este versículo dever ser contextualizado em seu contexto, visto como um todo e não em partes, “Texto Sem Contexto é Pretexto Para Mentiras” (Linartt Vieira)

Tal interpretação errônea é perigosa, pois descontextualiza e muda o sentido real da palavra.

É compreensivel que os seres humanos tenham uma tendência natural de colocar suas esperanças em outros seres humano, essa confiança é normal (quando confiamos na honestidade das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa…) é totalmente saudável. Porém Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé Nele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da auto-suficiência, da descrença em Deus. “e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”! A segunda parte nos dá a interpretação verdadeira.

No mesmo capítulo de Jeremias 17 está escrito “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.” Esse é o tipo de atitude que o Senhor deseja dos seus filhos CONFIANÇA plena Nele, certo de que Deus tem o melhor para nós. Sua vontade é perfeita, boa e agradável. Se voltarmos nossos olhos para Jesus perceberemos que Ele amou as pessoas, especialmente seus discípulos. O Sr. tinha um grande relacionamento com eles, viajava e comia com eles, bem como os ensinava. Mas Ele não colocava sua confiança neles, porque conhecia a natureza humana. Isso não significa que Ele não confiava em seu relacionamento com eles; mas simplesmente Ele não se abria a eles da mesma forma que Ele confiava e se abria a seu Pai celestial. É assim que nós devemos ser. Muitas vezes as pessoas formam relacionamentos íntimos e dependem demais dos outros, em vez de buscar a Deus. Mas nós não precisa fazer isso. Mesmo que tenhamos os melhores relacionamentos, as pessoas nos desapontarão porque as pessoas não são perfeitas. É certo amar e respeitar os outros, mas lembre-se sempre de que o único que nunca falhará conosco é Deus.

Autor: Cida Augusto

11 comentários:

  1. absolutamente, certo! Sábias palavras. Tiro meu chapéu

    ResponderExcluir
  2. Maldito homem que confia no homem, ou seja engloba todos nós (homens) não somente o outro mas o eu também!

    ResponderExcluir
  3. eu cololco dr yury nas suas maos e que voce faca a justica deus

    ResponderExcluir
  4. É dessa forma que o homem tem que agir seguindo as orientações da palavra de Deus caso o contrário ele não ouviu nem entendeu o que Deus falou e deposita toda sua confiança em ,quem não pode oferecer nenhuma confiança.

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com o que vc falou e decordo em alguns pontos, quando vc refere-se a Jesus por exemplo vc mesmo diz ele tinha um relacionamento mais não confiava e é isso que o texto de jeremias diz que não devemos confiar no homem numa forma geral em nós também e em ninguém só no Senhor Deus e é isso que o versiculo 7 diz bendico o homem que confia no Senhor. E não em outras coisas como outro homem em si mesmo em dinheiro seja no que for. Exemplo disso vemos em salmo 20:7 e em Isaías 31:1-2

    ResponderExcluir
  6. Em quem temos depositada a nossa confiança? No Governo? No Patrão? No esposo(a)? No filho(a)? No amigo(a) rico? Nas aplicações financeiras? No nosso currículo profissional? No Profeta? Em nós mesmos? Leia essa mensagem e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
  7. Em quem temos depositada a nossa confiança? No Governo? No Patrão? No esposo(a)? No filho(a)? No amigo(a) rico? Nas aplicações financeiras? No nosso currículo profissional? No Profeta? Em nós mesmos? Leia essa mensagem e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
  8. uau. pessoal legal. eu via como sendo na terceira pessoa. caraca. no bola de neve dia de páscoa foi falado disso que visão diferente da que eu pensava.

    ResponderExcluir