GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRECISA GRITAR? PÁRA!



Examinemos as Escrituras, pois assim nos mandou Jesus, conforme está escrito em João, capítulo 5, versículo 39: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”
Como será a voz de Deus?


A voz de Deus é mansa e delicada, pois assim Ele falou com o profeta Elias, no monte Horebe, conforme está escrito em 1 Reis, capítulo 19, versículo 12.


Eis, portanto, a voz de Deus!


Jesus diz que é manso e humilde de coração


Conforme está escrito em Mateus 11:28-30 , Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


“...manso e humilde...”. Quem é manso, não grita! Quem é humilde, não grita!


O Espírito Santo não se agrada com gritos.


Em Éfésios, capítulo 4, versículos 30-31, está escrito: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémia e toda a malícia seja tirada de entre vós.”


Muitos, porém, preferem continuar gritando, sendo, portanto, desobediente à Palavra de Deus.
Jesus nos ensina a orar sem gritos.


Diz Jesus em Mateus, capítulo 6, versículo 6: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai que vê secretamente, te recompensará.”

Todavia, não é isto que se vê na nave das igrejas. A maioria ora gritando, e Deus não atender oração aos gritos.

Como Deus atendeu à oração de Ana?


Ana, que era estéril, em silêncio orou ao Senhor pedindo um filho; ela só mexia os lábios; e Deus, que é misericordioso, concedeu a Ana o primeiro filho de nome Samuel. Este, porém, Deus o consagrou profeta. Além de Samuel, Ana teve outros filhos,conforme diz 1 Samuel, capítulo 2, versículo 21: “Visitou, pois, o SENHOR a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.”


Veremos a seguir várias passagens bíblicas, que contestam o comportamento dos autores das gritarias.


1 Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.


Pergunta: Honra-se a Deus, com gritaria?


Hebreus 12:28: Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade;


Pergunta: Gritaria é servir a Deus agradavelmente? Reverência é gritaria? Claro que não!


O dicionário da língua portuguesa dá o significado destas duas palavras:
Agradavelmente, quer dizer: Modo agradável.
Com reverência, quer dizer: Respeito temente.


I CORÍNTIOS 14:40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.


Continuando consultando o dicionário, ele diz:


Decentemente, quer dizer: De modo decente.
Com ordem, quer dizer: Modo conveniente de se portar ou proceder.


Pergunta: Gritaria é modo decente? É respeito?


Gálatas 5.16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.

Andar pelo Espírito é seguir o comportamento do Espírito Santo, portanto, ter o fruto do Espírito, que está escrito em Gálatas, capítulo 5, versículo 22, que diz: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

O dicionário nos explica:
Caridade, quer dizer: Boa disposição do ânimo para com todas as criaturas. Pena que se sente pelos sofrimentos alheios.
Gozo, quer dizer: Prazer; fruição. Posse.
Paz, que dizer: Quietação de ânimo. Boa harmonia.
Perguntas:
- Gritar é quietação de ânimo?
- Gritar é boa harmonia?


Longanimidade, quer dizer: Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas.


Benignidade, quer dizer: Qualidade do que é benigno.


Bondade, quer dizer: Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal. Boa índole. Brandura, benevolência.

Mansidão: Qualidade de manso. Brandura de génio.gênio. Quietação.
Temperança, quer dizer: Sobriedade no comer e no beber. Moderação. Modéstia.


I Tessalonicenses 5.19 Não extingais o Espírito;


A Bíblia registra alguns momentos de gritaria? Veremos a saber:


A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém:


Lucas 19: 36-40 E, indo ele, estendiam no caminho os seus vestidos. E, quando já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinha visto, Dizendo: Bem-dito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.


“...as próprias pedras clamarão”
Mas..., teria como não gritar? Ali estava O filho de Deus; o Príncipe da paz, o Deus forte, montado num jumento sem sela. Toda exaltação em alta voz seria pouco! Havia razão! Milhões de razões!


O profeta Jonas gritou do ventre da baleia.


É lógico... Quem não gritaria estando há dias no ventre de um grande peixe. Jonas estava desesperado! (livro do profeta Jonas, capítulo 1. versículos2,3,15,17)

Desesperado, Jonas orou e gritou por Deus, pois diz um dos textos bíblicos:


"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz."

Daí, grita quem está desesperado, quem não tem esperança e não encontra uma saída!

Não podemos nos esquecer, também, das muralhas de Jericó. Mas, será que toda hora a gente tem que derrubar muralhas, o culto, a pregação, a oração toda sem parar?

Se o Meu Deus vem a mim e não grita, porque terei que gritar para falar com o Todo-Poderoso - o Meu Pai Celestial? Que filho rebelde sou eu?


Isto é crescimento carnal, em nada espiritual!

Tudo bem, alguém poderá dizer que eu sou traumatizado com gritos... acertou, sou! Tenho aversão, mas, consigo separar, em um culto, impostação enfatizante de voz, aceitável, de gritaria descontrolada!

É isso aí!

20 comentários:

  1. quero achar um capitulo disendo que não pode gritar com esposa, tem?

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino pq Deus mandou o povo gritar com grande grito depois de rodearam as muralhas de Jericó?
    ( JS 6:5)...
    Realmente gritar com alguém de maneira áspera não concordo com isso, mas vemos na bíblia inúmeras circunstâncias que nos provam que o grito( alçar avoz), faz muito bem.
    Aliás, muitos cientistas concordam que o grito alivia a dor e ansiedade.
    -Quem fez a boca do homem? Ou o mudo, ou o surdo?...
    Lembra de Deus falando assim com Moisés?, será que Deus também não alterou a sua voz?
    Enfim, naquele Grande dia muitos mistérios serão desvendados.

    ResponderExcluir
  3. Clama a mim e te respondertiei , e mostrarei grandes coisas '' um dos significafo da palavra clamar* gritar *

    ResponderExcluir
  4. Eu só queria saber se Deus se agrada de gritaria dentro de casa , tenho um vizinho que não trabalha dorme até meio dia e quando acorda começa a orar gritando , pula dentro de casa faz o maior barulho , ele dá até tapa na bíblia e grita muito , meu esposo trabalha a noite e de dia precisa dormir mas acorda várias vezes assustado com os gritos do vizinho , já reclamamos mas não adianta e ele faz isso dês da hora que acorda até a hora que vai dormir , as vezes até de madrugada agente acorda com ele orando gritando e batendo os pés no chão e batendo na bíblia , aí eu pergunto será que Deus se agrada disso? Meu marido não é crente e ele crítica td isso , eu sou evangelica mas quando eu vou orar eu oro baixo já pra não incomodar ninguém ....eu acredito que não precisa gritar pra Deus ouvir e acredito tbm que o espírito santo não é escandaloso não ....mas esse meu vizinho só ora no escândalo. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Espírito santo não é exibido, escadoloso....Ele se manisfesta

      Excluir
    2. Que situação hein irmã??? E como está??? Seu vizinho já parou de gritar???

      Excluir
  5. Jesus pregava pra mais de 2mil pessoas será que ele falava baixinho ainda mais que não tinha microfone aquela época
    João Batista gritava no deserto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo q Jesus gritasse mas Alto possivel Todas.elas não conseguia ouvir burro.era muita Gente .que acontecer que Ali,era,a voz de deus assim todas,elas ouviam.mas de Fosse tu tu gritaria tanto p milhates e todos nao te ouvia.

      Excluir
  6. Não concordo. Várias passagem tem também dizendo do clamor....e as muralhas não caiu com mansidão

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se existe passagens bíblicas dizendo que Jesus pregava e orava com mansidão, sem gritarias, pq preciso de provas para mostrar que não precisa orar aos gritos.

    ResponderExcluir
  8. Eu também gostaria de saber se Jesus gosta de gritos

    ResponderExcluir
  9. Geremias 33.3 clama a mim e repondertiei.clamar e falar em alta vos

    ResponderExcluir
  10. Naquele tempo creio que se gritasse porque não existia microfones nem caixas de som.ai era obrigado a gritar mesmo para que as multidões ouvisse..hoje em dia não é necessário que se grite orando ou clamando.. pois nos dias de hoje já existe caixa se sim microfone..pois demais já se torna uma pertubacao ..entao de querem orar ou clamar como antigamente que não use microfone aí pode se esgoelar.

    ResponderExcluir
  11. Oi.. eu n sei se quer minha resposta, mas lá vai.. e vai ser curca.. a bíblia fala sobre amar .. amai vossas esposas como Cristo amou a igreja.. amar nn é só dizer Eu te amo, entra várias questões, amar é compreender, respeitar, ajudar, aconselhar, cuidar. Não precisa fa escrito exatamente isso .. sendo que dentro do amor estão todas essas coisas.

    ResponderExcluir
  12. Eu também gostaria de saber se é preciso gritar guando esta orando porque se o espírito santo é sensível pq se alguém grita perto de mim nossa doe la no fundo do ouvido e se o espírito santo é sensível pq gritar

    ResponderExcluir
  13. Atos 16:25 perti da meia-noite ,Paulo e Silas oração e cantavam hinos de louvor a Deus E OS OUTROS PRESOS OS ESCITAVAM



    PERGUNTA ___
    SE ELES NAO ORARAM E LOUVARAM EM ALTA VOZ COMO TODOS OS PRESOS OUVIAM?

    ResponderExcluir
  14. Deus também falou com Elias através de um furacão ... furacão não é barulhento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são importantes. A hora para cada um. Ser intenso e ouvir a voz do Espírito enquanto caminha pelo quintal de casa. Declarar em voz alta é algo creio ajuda na atenção e motivação, nas reuniões evita o sono isso mesmo. Cresci em uma igreja que não se orava alto e sério falta um lençol e um travesseiro para dormir no banco.

      Excluir
  15. Deus não é surdo, e seu espírito é manso e suave. Além dos gritos, vejo um tremendo show de strip-tease, mais parecido com manifestação demoníaca do que de paz.

    ResponderExcluir