GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VIVA, VIVA DE NOVO


HOJE ESTOU COMEMORANDO 20000 VISITAS NESTE BLOG. MUITO OBRIGADO A TODOS OS VISITANTES E SEGUIDORES.

sábado, 27 de agosto de 2011

MINHA FRASE PREDILETA!



QUEM É ALGUMA COISA, NÃO PRECISA MOSTRAR QUE É. BASTA SER!
POIS, QUEM A TODO MOMENTO FICA MOSTRANDO QUE É, É PORQUE JÁ DEIXOU DE SER A MUITO TEMPO!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CONHECIMENTO BÍBLICO NÃO É DOM DE DEUS.

Um dos 9 dons do Espírito Santo que é muito mal interpretado é justamente o Dom da Palavra de Conhecimento, ou Palavra da Ciência, conforme cada tradução.


Alguns cristãos inclusive dizem que este é um dom dado àqueles que conhecem muito a Palavra de Deus.
Porém, estes estão completamente enganados.


Esse dom do Espírito Santo não é o conhecimento que adquirimos de nossas observações, estudos, educação, experiência ou alguma habilidade natural, mas sim o conhecimento que ultrapassa todos os sentidos do ser humano. Em 1 Corintios 12:7 os dons são chamados de “manifestações do Espírito”.  Esse dom do Espírito Santo tem como propósito revelar os pensamentos dos corações, conforme Lucas 5:22; 6:8; 7:36-50; 13:16 e Mateus 3:7-12, pode envolver os planos dos homens como ocorreu com o Rei Acabe em 1 Reis 21:17-20, pode envolver motivos como em Lucas 6:8;  e geralmente declara conhecimento de fatos do passado,presente e futuro. Podemos ver esse dom ocorrendo nas seguintes passagens: João 1:1-5 uma revelação do Cristo pré-encarnado; João 11:11-14 Jesus viu Lázaro morto; Atos 11:27-30 o profeta Ágabo viu a fome que estava por vir; 1 Samuel 10:1-14; Atos 9:10-18; 10:1-9 revela o paradeiro de pessoas; 2 Reis 6:9; Atos 20:28-30 avisa de um perigo que está para acontecer; 2 Reis 5:20-27 expõe a hipocrisia; 1 Reis 14; Atos 5:1-10 expõe o engano.


Portanto, se alguém deseja ter um bom conhecimento bíblico, não adianta ficar pedindo à Deus este dom, esperando que este conhecimento brote milagrosamente em sua cabeça!


Conhecimento Bíblico adquire-se comendo a Bíblia, meditando nas escrituras, assim como em qualquer outra área.


E é evidente que algumas pessoas tem maior facilidade de entender, transmitir e ensinar a Palavra de Deus. Mas isso não é Dom e, sim, talento. Claro que, também, dado por Deus.


É isso aí!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A BENÇÃO É SUA, JACÓ. NÃO PRECISA TOMAR!

A proposta deste blog é esmiuçar alguns detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus.
E um assunto que sempre me chamou a atenção é a usurpação de Jacó sobre seu pai  tomando a bênção que era do seu irmão.


A Bíblia revela que Isaque, pai de Esaú e Jacó, era um homem riquíssimo! E Jacó, porque tomou a benção do seu irmão, teve que trabalhar 14 anos de empregado, na casa de seu tio, passando humilhação e sendo enganado.
Jacó poderia ter evitado tudo isso se soubesse esperar o tempo de Deus para a vida dele. Pois a benção era dele!


Por três motivos a benção era de Jacó, não precisava tomar:


1 - A BENÇÃO ERA DE JACÓ POR UM MOTIVO ESPIRITUAL:
Pois antes de nascer o Senhor falou: O maior (Esaú) servirá ao menor!


Gênesis 25:23: " E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor."


Deus já tinha falado. Mas, qual é o nosso problema? Deus fala conosco e mesmo assim precisamos ficar indo de porta em porta, de igreja em igreja, de profeta em profeta, buscando confirmação, para ver se Deus vai falar conosco de novo, como se Ele fosse menino, que uma hora fala uma coisa e outrora fala outra!


DEUS FALOU, TÁ FALADO! ELE disse para Jeremias:


Jeremias 1,12:"  Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."




2 - A BENÇÃO ERA DE JACÓ POR UM MOTIVO BIOLÓGICO:


Tudo bem que naquela época eles não tinham muito entendimento sobre a medicina. Mas, a medicina moderna diz que, num parto de gêmeos, o que nasce por último, foi gerado primeiro. Daí.......








3 - A BENÇÃO ERA DE JACÓ POR UM MOTIVO JURÍDICO:


Esaú já tinha lhe vendido a benção da primogenitura por um prato de lentilhas!


Gênesis 25:35:" E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura."


Então, Jacó não precisava tomar a benção, pois já era dele. Era só esperar acontecer!!!!


Se Deus já nos prometeu algo, é só esperar que, no tempo dEle, nos concederá!


É isso aí!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TODO PASTOR TEM QUE SER DOUTOR NA PALAVRA







Até hoje existe certa controvérsia se há ou não o ministério oficial na igreja dos mestres, ou “doutores” como está em alguns textos de traduções clássicas da Bíblia. Boa parte deste debate gira principalmente em torno de um texto bíblico: 


Efésios 4:11. No texto em apreço, lemos o seguinte:


 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.


 Muitos exegetas afirmam que ao contrário dos apóstolos, profetas e evangelistas, os dois termos, “pastores” e “doutores” estão intimamente correlacionados, por isso, não são dois ofícios distintos, mas duas atividades referentes ao mesmo ministério: o de governo da igreja. Para esses teólogos, a função do ensino está restrita aos líderes eclesiásticos, ou seja, aos ministros da Palavra, no caso seriam os pastores. É verdade que existe certo sentido nesta afirmação.




Se notarmos bem vemos realmente que há uma grande ligação entre estes dois termos, enquanto que o apóstolo afirma que uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, ele quebra este ritmo e ao invés de afirmar e outros para pastores e outros para doutores ele afirma: “e outros para pastores e doutores”. Porém este assunto não está fechado e para falar a verdade, muitos teólogos importantes, como Calvino, afirmam o contrário. Para ele, quando o apóstolo afirma que existem pastores e doutores ele está realmente fazendo uma correlação, porém os ofícios são distintos. Ou seja, tanto pastor quanto o mestre tem a mesma função, de serem ministros da Palavra. Pastores e doutores (algumas traduções, “mestres”, na King James Version está “professores”) são ofícios legítimos e distintos entre si. 




Todo o pastor é um doutor, mas nem todo o doutor é um pastor. 


Tudo bem que, de fato, existem pessoas com um talento e uma capacidade maior de ensinar, mas,na falta da palavra "outros" para o ofício de mestres, melhor é, para aquele que é pastor, se doutorar na Palavra!


É isso aí!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O MUNDO PRE-ADÂMICO. NÃO SOU EU O ÚNICO A DEFENDER!


Mundo pré-adâmico: pastor Moabel responde ao pastor Mesquita


Em fevereiro deste ano, o pastor Antônio Mesquita publicou o artigo “Dake — O que deve e o que não pode!”.  Na seção “Discordâncias da Dake (I)”, ele rebate a teoria do intervalo (gap), defendida na Bíblia Dake, que entende haver um espaço de tempo entre Gênesis 1.1 e Gênesis 1.2. Assim,  a criação do mundo, narrada nesse capítulo, seria na verdade uma recriação. O versículo 2 estaria retratando o estado caótico de uma primeira Terra, cujos habitantes foram destruídos no episódio da rebelião de Satanás.


Essa teoria também abre caminho para a suposição de que os demônios, cuja origem é muito discutida, seriam a humanidade pré-adâmica, que hoje vaga pelo mundo na condição de seres sem corpo, daí a compulsão por se apossarem de humanos e animais.  Ela também explicaria a existência dos dinossauros, extintos quando aquele primeiro mundo foi destruído. 

Neste blog, dou mais detalhes sobre isto:
http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o


É isso aí!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O DINHEIRO NÃO É A RAÍZ DE TODOS OS MALES





Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:10)


É isso aí!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O CAIR É DO HOMEM E O LEVANTAR TAMBÉM!




“O CAIR É DO HOMEM, MAS O LEVANTAR É DE DEUS”


É comum o uso dessa frase, QUE NÃO SE ENCONTRA NA BÍBLIA,  para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá.

O texto de Tiago 4:8...

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações."..

...mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem

Pv 24:16:



Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.


 Ef 5:14:

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.



Portanto, se cair, não se esforce em Deus para se levantar, para ver se levantas!

É isso aí!

sábado, 13 de agosto de 2011

É HOJE, 13 DE AGOSTO, INAUGURAÇÃO !!!!!!!!!!!!


NÃO PERCAM! INAUGURAÇÃO DA NOVA IGREJA TEMPLO DA VERDADE

AVENIDA ÚRSULA PAULINO, 1636, SOBRE LOJA, BAIRRO BETÃNIA,

( EM CIMA DA DROGAZAP )


BELO HORIZONTE.


CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!


A PARTIR DAS 19:00 HS




PRESENÇA DO CANTOR
NELSON LIMA E BANDA




É ISSO AÍ!

sábado, 6 de agosto de 2011

EXISTE DIFERENÇA NOS CARGOS DE PASTOR, BISPO E PRESBÍTERO?


No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.

As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.

Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49:24-25). Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores. Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27:17). Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10). No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).

Bispo  Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).

Presbítero A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos crentes. Necessariamente são alguns dos mais maduros dos cristãos na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.

Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros não somente fogem do padrão bíblico como também perdem a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de Deus.

Portanto, não deve existir hierarquia entre os ofícios de Pastor, Bispo e Presbítero. O mais recomendável e bíblico é que, para efeito de organização da igreja, haja somente pastores ou, somente bispos ou, ainda, somente presbíteros e, aí sim, podendo haver hierarquias somente do tipo: Pastor-presidente, Pastor vice-presidente, Pastor adjunto, Pastor supervisor, Pastor de congregação....e nos mesmo sentido com presbíteros ( é assim na Igreja Presbiteriana ) e bispos.

Lembrando que a palavra bispo, que no grego quer dizer supervisor ou superintendente, não faz alusão na Bíblia, à quem tinha este título, como sendo Pastor de pastores. Isto foi feito inicialmente pela igreja católica e depois copiado por algumas igrejas evangélicas.







Para fechar a questão, basta atentarmos para Efésios 4,11:


" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas ( ou missionários ) , e outros para pastores ( ou presbítero, ou bispo ) e doutores ( ou mestres )"




É isso aí!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

12 DICAS PARA OS SEUS FILHOS SAÍREM DA IGREJA!



É impressionante o número de adolescentes e jovens brasileiros que se desviaram da fé em Cristo.  Isto é um drama familiar de muitos irmãos, que choram pelo fato de seus filhos não desejarem ir mais a igreja. Na verdade, muitos destes meninos e meninas passaram a odiar a Deus, a igreja, o pastor ou qualquer coisa que os faça lembrar do seu passado eclesiástico, o  que  se deve em parte a pais que não souberam educar seus filhos.

Isto posto, gostaria de trazer algumas dicas para aqueles que desejam expulsar os seus filhos da igreja:

1- Comporte-se na igreja diferentemente do que se comporta em casa. Com os irmãos em Cristo seja amável e gentil, com os seus filhos seja um monstro de ignorância.

2- Nunca ore com seus filhos, nem tampouco ensine a Bíblia a eles.

3- Jamais os discipline. 

4- Não imponha limites. Deixe os seus filhos livres para fazerem o que quiserem, afinal de contas, Deus os criou para viverem em liberdade.

5- Os proíba  de gostar de futebol, arte, cultura, teatro, dança  e cinema, afinal de contas isto tudo é do diabo.

6- Crie seus filhos como ETs ensinando-os a conjugar com maestria o evangeliquês.


7- Jamais seja carinhoso com eles. Seja rígido em todos os momentos da vida.

8- Não seja amigo dos seus filhos. Jamais vá com eles a  um jogo de futebol, ou a uma apresentação teatral, mesmo porque, vocês são crentes e essas coisas pertencem ao encardido.

9- Transfira a educação religiosa de seus filhos para os professores de escola dominical da sua igreja delegando a eles a responsabilidade de lhes ensinar a Bíblia.

10- Jamais dialogue com eles. Imponha sobre eles a sua "soberana" vontade.

11- Jamais admita para os seus filhos os seus erros.

12-  Entregue os seus filhos para serem educados pela televisão e internet e jamais questione suas doutrinas e ensinamentos.

Agindo assim, com certeza os seus filhos odiarão a Deus e a igreja.

É isso aí!

OS 969 ANOS DE MATUZALÉM FORAM LITERAIS?

PROBLEMA: "Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos" (Gn 5:5); Matusalém viveu "novecentos e sessenta e nove anos" (Gn 5:27); e a média da idade dos que tiveram uma vida normal foi superior a 900 anos. Contudo, a própria Bíblia reconhece que a maioria das pessoas chega até os 70 ou 80 anos, quando ocorre sua morte natural (Sl 90:10).




SOLUÇÃO: Antes de mais nada, a referência no Salmo 90 é ao tempo de Moisés (1400 a.C.) e ao tempo posterior, quando a longevidade tinha decrescido para 70 ou 80 anos para a maioria, embora o próprio Moisés tenha vivido 120 anos (Dt 34:7).



Alguns sugerem que aqueles "anos" seriam realmente apenas meses, o que reduziria 900 anos ao período normal de vida de 80 anos. Entretanto, isso não é plausível por duas razões:

 A primeira é que não há precedente algum no AT que tome a palavra "ano" com o sentido de "mês".

A segunda é que, como Maalaleel gerou um filho com a idade de 65 anos (Gn 5:15) e Cainã, aos 70 anos (Gn 5:12), isso significaria que eles estariam com menos de seis anos de idade ao terem filhos, o que é biologicamente impossível.



Outros sugerem que esses nomes representam linhas de famílias ou clãs que se mantiveram por gerações antes de terminarem. Entretanto, isso não faz sentido, por vários motivos:

Primeiro, alguns desses nomes (como por exemplo Adão, Sete, Enoque, Noé) são de indivíduos cujas vidas foram narradas no texto (Gênesis 1-9).

Segundo, linhas familiares não "geram" linhas familiares com nomes diferentes.

Terceiro, linhas familiares não "morrem", como aconteceu com cada um daqueles indivíduos (cf. 5:5,8,11 etc). Quarto, a referência a ter "filhos e filhas"(5:4) não é compatível com essa teoria de clãs.



Conseqüentemente, tudo indica que o melhor é considerarmos serem anos mesmo (embora fossem anos lunares de 12x30=360 dias), e isso por diversas razões:

(1) Antes de mais nada, posteriormente a vida foi reduzida a 120 anos como uma punição dada por Deus (Gn 6:3).

(2) Depois do dilúvio, a duração da vida foi diminuindo gradativamente dos 900 anos (Gn 5) para os 600 (Sem: Gn 11:10-11), para os 400 (Sala: Gn 11:14-15), para os 200 (Reú: Gn 11:20-21).

(3) Biologicamente, não há razão por que o homem não possa ter vivido centenas de anos. Os cientistas lutam muito mais para resolver o problema do envelhecimento e da morte do que o da longevidade.

(4) A Bíblia não é a única a falar de centenas de anos como idade dos antigos. Há também registros do grego antigo e das eras egípcias que fazem menção a isso.

É isso aí!

SE EU FOSSE MESMO UM BLOGUEIRO, CONCORDARIA...

Por Renato Vargens
Blogueiro geralmente é um cara incompreendido. Blogueiro cristão então, nem se fala!
Se escreve textos apologéticos, está julgando os irmãos; se não o faz, está sendo omisso.
Se escreve longos artigos, está sendo prolixo demais; se os textos são curtos, é por falta de conteúdo.
Se posta vídeos é porque não tem o que escrever; se não o faz é porque escreve demais.
Se usa termos teológicos é soberbo; se não o faz é teologicamente despreparado.
Se denuncia um falso profeta, comete ad hominem; se não o faz, revela-se omisso.
Quando se defende, é malcriado. Quando não o faz, é um fraco.
Ao criticar um comportamento ou uma doutrina espúria é taxado de fariseu; se não o faz é porque ama o liberalismo.
Se posta textos devocionais, é fraco teologicamente; se não o faz, é porque a alma foi empedernida pela teologia.
Se escreve sobre música, arte e cultura, é porque está se desviando; se não o faz, é porque não possui uma cosmovisão saudável.
Dificil de entender, não é verdade?