GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sexta-feira, 25 de março de 2011

AS 144 MIL TESTEMUNHAS JUDAICAS



João relata o aparecimento destas 144 mil testemunhas judaicas em Apocalipse 7:1-8:

"1 E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.



2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,


3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.


4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.


5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;


6 Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados;


7 Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;


8 Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados."


Estas testemunhas são servos de Deus levantados no final do primeiro quarto do período de Tribulação. Todas elas são originárias das tribos de Israel, conforme os versículos de 5 a 8.

Deus levanta estes 144 mil servos para terminar de cumprir o que está escrito em Mateus 24:14:

É importante enfatizar que as testemunhas são levantadas durante o período de Tribulação. Ou seja, são novos crentes, convertidos depois do arrebatamento. Estas testemunhas atingirão a todas as nações, conforme descreve Apocalipse 7:9.

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as naçöes, e então virá o fim."

Elas conseguirão colher uma multidão enorme de almas durante a Tribulação, o que é um fato fabuloso, porque confirma que Deus, mesmo após o arrebatamento, ainda não desiste da humanidade. O Senhor não tem prazer na morte de ninguém:

• Ezequiel 33:11

"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"


É da vontade do Senhor que todos os homens se salvem. Está em 1 Timóteo 2:3-4:

"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,  Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. "

Mas Deus não pode forçar a ninguém a aceitá-Lo. É muito importante lembrar que Deus deu livre arbítrio ao homem e que aceitar a salvação por meio de Jesus Cristo é uma decisão individual. Deus respeita a opção do homem.

As 144 mil testemunhas receberão um "selo" na testa, algo visível (Apocalipse 7:3) da parte de Deus, que os protegerá de maneira sobrenatural durante todo o período de Tribulação. Por causa delas e das duas testemunhas sobrenaturais que aparecem em Apocalipse 11:3-6...

"E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.  Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.  E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.  Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem."



... muitas almas aceitarão a Jesus Cristo como Senhor e Salvador durante a Tribulação, compondo a multidão que ninguém podia contar" (Apocalipse 7:9).

É isso aí!

O TEMPLO JUDEU SERÁ RECONSTRUÍDO?


A Bíblia garante que, no final dos tempos, o templo judeu será reconstruído em Jerusalém. A Bíblia relata que dois templos já foram construídos e destruídos. São eles:

• O primeiro templo foi construído por Salomão e destruído em 586 A.C.

• O segundo templo foi construído em 535 A.C. por autorização de Artaxerxes e destruído em 70 D.C. pelos romanos

Haverá então um terceiro templo judeu. O próprio Senhor Jesus assim disse em Mateus 24:15, referindo-se ao templo como o lugar santo:

"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;"

• Daniel 11:31 -

"E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora."

 2 Tessalonicenses 2:3-4

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opöe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."


 Apocalipse 11:1-2

"E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.  E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às naçöes, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses."


O local exato onde o templo judeu deveria estar construído é onde hoje está a mesquita (aquela com a cúpula dourada que aparece em todas as fotos de Jerusalém). Esse local é onde está a pedra angular da construção do templo judeu. Esse é um impasse nos dias de hoje para a reconstrução, mas a Bíblia garante que o templo será reconstruído mesmo assim.


Não é possível prever precisamente se a reconstrução do templo será antes ou depois do Arrebatamento. Alguns estudos sugerem que será depois. O que é possível dizer hoje é que os judeus pretendem mesmo reconstruir o templo.

Existem organizações e movimentos dos judeus ao redor do mundo para que essa finalidade se cumpra. Thomas Ice e Randall Price citam, em seu livro Ready to Rebuild: The Imminent Plan to Rebuild the Last Days Temple (Pronto para reconstruir: O plano iminente para se reconstruir o Templo dos últimos dias), mais detalhes de que a reconstrução do templo pode mesmo ocorrer num futuro próximo.

UMA RÉPLICA FIEL DO TEMPLO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA EM SÃO PAULO:




Segundo o que se entende, este fato não tem relação com o fim dos tempos, trata-se de apenas uma mega catedral de uma determinada denominação, inspirada no templo de Salomão.

É isso aí!

sábado, 19 de março de 2011

EVIDÊNCIAS DE UMA GERAÇÃO PRÉ-ADÃMICA. EPÍLOGO

Hoje, em comemoração às mais de 9000 visitas a este blog, estou postando o tão esperado último capítulo desta série...


Enfim, para fecharmos esta série, vamos então a uma possível identificação deste primeiro homem criado por Deus, que não era Adão.




Para melhor entender esta série, necessário é ler as três postagens anteriores....
http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/01/serie-evidencias-de-uma-geracao-pre.html


http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/01/serie-evidencias-de-uma-geracao-pre_11.html


http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/01/serieevidencias-de-uma-geracao-pre.html




....mais esta....
http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/02/somos-imagem-e-semelhanca-de-deus.html


Voltando ao assunto, então, o primeiro homem a habitar este planeta:






Esse homem é-nos descrito: “à imagem de Deus” ( nunca à semelhança ). “... macho e fêmea... abençoado... fértil... dominador “( Genesis 1-27, 28 e 29 )


“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”






Posto sobre a terra com poderes ilimitados sobre peixes, aves e animais, e com o direito de servir-se de toda a erva e toda a árvore de sobre toda a face de toda a terra.






Essa descrição leva-nos a crer ser este, sem dúvida, o primeiro homem genérico posto no mundo terreno, e que se tornou maldição pelo pecado. Ele encontrava-se no Édem e já havia caído ( Ezequiel 28-13 ao 15 )...


“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.


Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.


Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.”


... quando Adão, o primeiro homem da raça adâmica segundo entendemos do texto bíblico ( I Coríntios 15-45 ),...


“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. “


.... foi posto no jardim Oriental ou plantado das bandas do Oriente.


O profeta Isaías foi conscientizado disso, e faz referência a esse homem e sua descendência, quando diz que ele tinha no coração subir ao céu acima das estrelas de Deus;- prova cabal dele ter vivido nesta terra- levantar o seu trono e assentar-se sobre a congregação da banda dos lados norte (Jardim Oriental); subir além das nuvens e ser igual ao Altíssimo; e que, no entanto ele descerá ao inferno, ao mais profundo abismo. E prosseguindo todos o reconhecerão com indiferença ( Isaías 14-13 ao 16 )...


“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?”






...Lançado para a sepultura, não se ajuntará aos reis de nações ( Isaías 14-18 ao 20 )....


“Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.“






Estes seres, quando criados, macho e fêmea, ( interessante: macho e fêmea foi estabelecido por Deus antes mesmo de Adão!!!!!!) receberam uma ordem de se multiplicarem e encherem a terra: ( Gênesis 1,28 )


“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”


Diferentemente de nós, descendentes de Adão, onde somos um corpo que recebe um espírito quando nascemos, estes seres eram espíritos que receberam corpos.






Mas de alguma forma foi permitido que esse homem e seu povo subissem acima das nuvens em suas formas espirituais apenas ( daí, o motivo de eu ter dito em outra postagem que eles foram exterminados em parte ) e se aninhassem nas regiões celestes ( Efésios 6-12 ).


“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”


Assim, se de fato ele não conseguiu firmar seu trono ( Lucas 10:18,19 e 20 ),...


"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”


... pelo menos escapou, provavelmente, quando a sua terra era subvertida pelo Criador em Sua ira, envolvida já pelas trevas do pecado que esse seu primeiro habitante havia gerado.






Bom, falávamos das conclusões do profeta Isaías e da provável escapada dos perturbadores para as regiões celestes...


A figura desse acontecimento foi posta sobre Edom pelo profeta Obadias ( Obadias 1-3 e 4 ).....






“A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?



Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR.“






... Jeremias, outro dos profetas maiores, faz referência ao mesmo assunto.( Jeremias 49-16)....


Quanto à tua terribilidade, enganou-te a arrogância do teu coração, tu que habitas nas cavernas das rochas, que ocupas as alturas dos outeiros; ainda que eleves o teu ninho como a águia, de lá te derrubarei, diz o SENHOR.






...João, o evangelista, teve também a visão do acontecimento. ( Apocalipse 12-9 e 12 ).






“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.



E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.


Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”






...O cumprimento dessa visão começou quando o Senhor Jesus ainda estava na terra. ( Lucas 10-18 )....






“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. ...






....E tem continuado até agora quando os TEMPOS são chegados, e a volta do mesmo SENHOR que o disse está próxima.






Eles ocupam regiões celestiais em torno da orbe da terra, e como se trata de espíritos que perderam seus corpos na primeira grande destruição deste planeta, se utilizam hoje de outros corpos vivos para satisfazerem suas terríveis vontades aqui na Terra. ( Mateus 8-16 ).






E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;






Aqui termina esta série. Fiquem á vontade para comentar, falar mal, perguntar e, claro, contradizer. Porém o façam com referências bíblicas, para que elevemos o grau da discussão.


Gostaria de lembrar-lhes que este assunto trata-se de uma TESE, que eu aceito como correta, e que não influencia na salvação de ninguém.


A proposta deste blog é apenas mostrar detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus.






Ainda seria bom salientar que este blog é pessoal ( ou seja, eu posto o que eu quiser ), e algumas postagens podem não ser a opinião única da igreja a qual pertenço.


Muito obrigado pelo prestígio das mais de 9000 visitas neste blog.


É isso aí!

Clique abaixo e leia todas as postagens desta série:
( http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o )

terça-feira, 15 de março de 2011

RECALL HUMANO

O Fabricante de todos os seres humanos, está convocando as peças fabricadas,independente da marca ou ano, devido a um grave defeito no componente principal e central do coração, ocorrido nas unidades originais chamadas Adão e Eva, resultando na reprodução dos mesmos em todas as unidades subseqüentes.




Este defeito foi tecnicamente denominado, P.E.C.A.D.O. (Peça Enfraquecida Com Anomalias Detectadas no Original), cujo sintoma principal é a perda de julgamento moral.



Outros sintomas:



(a) Fornicação

(b) Impureza

(c) Conduta desenfreada

(d) Idolatria

(e) Prática de espiritismo

(f) Inimizades

(g) Rixa

(h) Ciúme

(i) Acessos de ira

(j) Contendas

(k) Divisões

(l) Seitas

(m) Inveja

(n) Bebedeira

(o) Festanças



O Fabricante, que não é responsável ou culpado por este defeito, fornece reparo e serviço, gratuito, para corrigir o problema P.E.C.A.D.O.



O contato com o Fabricante é: ORAÇÃO.



Quando estiver conectado, delete o executável P.E.C.A.D.O. utilizando a ferramenta ARREPENDIMENTO.



Depois, carregue NOVA PERSONALIDADE.



Não importa o tamanho do defeito PECADO, NOVA PERSONALIDADE o substituirá por:



(a) Amor

(b) Alegria

(c) Paz

(d) Longanimidade

(e) Benignidade

(f) Bondade

(g) Fé

(h) Brandura

(i) Autodomínio



Por favor, para maiores informações, veja no manual de instruções: Bíblia Sagrada.





OBS IMPORTANTE: Continuar a operar a unidade humana sem correção, anula a garantia do fabricante, expondo o proprietário a perigos e problemas numerosos demais para uma listagem e a unidade humana será permanentemente recolhida do mercado.

É isso aí!

quinta-feira, 10 de março de 2011

NÃO É MONTAGEM, TALVEZ SÓ ECUMENISMO!

É CADA UMA! II


Os alimentos transgênicos são aqueles cujas sementes foram alteradas com o DNA (material genético localizado no interior das células) de outro ser vivo (como uma bactéria ou fungo) para funcionarem como inseticidas naturais ou resistirem a um determinado tipo de herbicida. Surgiram no início dos anos 80, quando cientistas conseguiram transferir genes específicos de um ser vivo para outro.




A comercialização de transgênicos ainda é polêmica. Empresas, produtores e cientistas que defendem a nova tecnologia dizem que ela vai aumentar a produtividade e baratear o preço do produto, além de permitir a redução dos agrotóxicos utilizados. Os que a atacam, como os ambientalistas e outra parcela de pesquisadores afirmam que o produto é perigoso: ainda não se conhece nem os seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente.



Apesar de proibida a produção destes alimentos no Brasil, nada garante que o consumidor já não esteja comendo produtos transgênicos sem saber. Eles podem estar chegando a partir da importação de alimentos e matérias-primas de países como a Argentina e os Estados Unidos, que já cultivam e comercializam os transgênicos há alguns anos.

É isso aí!

É CADA UMA! I


Por falar nisso ( nada em relação á foto acima ), ouvi em um trecho de uma mensagem um seguinte diálogo entre um professor de faculdade e seu aluno cristão:

"Professor: Voce acredita que um dia um peixe engoliu um homem e tres dias depois o vomitou vivo em uma praia?

Aluno: Onde está escrito isso?

Professor: Na Bíblia!

Aluno: Então creio! E tem mais: Se estivesse escrito na Bíblia que um homem engoliu uma baleia e tres dias depois a vomitou viva numa praia, também creria!

Professor: Tá vendo? A fé é burra!

Aluno: Não! A fé é crer no improvável!

É isso aí!

PARA REFLETIR...


"Aquele que busca conhecimento, com o propósito de se exibir para as pessoas, torna-se sinônimo de vaidade. Aquele que busca conhecimento, com o intuito de ensinar outras pessoas, torna-se sinônimo de amor. Mas aquele que busca conhecimento, visando aplicar o conhecimento adquirido em sua própria vida, torna-se sinônimo de sabedoria." (Richard Baxter, pastor e autor do livro 'O Pastor Aprovado')








"Há três erros capitais que uma pessoa pode cometer: a) não saber e não perguntar; b) saber e não ensinar; c) saber e não aplicar!" (Albert N. Martin, autor do livro 'O que há de errado com a pregação de hoje?')






"A Bíblia foi o único livro que Jesus citou, e isso nunca como base para uma discussão, mas para resolver uma questão." (Leon Morris, teólogo e escritor, Ph. D pela Universidade de Cambridge)






“Nossa fonte de autoridade primacial é a Bíblia, e não a tradição. As Escrituras interpretam as Escrituras. A tradição e a própria teologia são úteis ao lado da Escritura, e não sobre ela.” (Ciro Sanches Zibordi, pastor, escritor e articulista)






"Se metade dos esforços empregados em atacar ou defender a Bíblia fossem gastos em explicá-la, como seria elevado o nível da vida comum!" (Will H. Houghton, presidente do Moody Bible Institute)






"O homem é valorizado por aquilo que ele diz; o que ele diz é fruto do que ele pensa; e o que ele pensa é resultado do que ele lê." (Neil Barreto, pastor, terapeuta e filósofo)


É isso aí!

quarta-feira, 9 de março de 2011

REBELDE = FEITICEIRO


A novela Rebelde está prestes a estrear na Rede Record, e com ela podemos esperar também um CD Rebelde Record. Em dezembro de 2010 foi anunciado pela Rede Record os integrantes da novela Rebelde (RBD) versão brasileira.O nome dos personagens e atores são: Alice (Sophia Abrahão), Roberta (Lua Blanco), Tomás (Chay Suede), Carla (Melanie Fronckowiak), Pedro (Micael Borges) e Diego (Arthur Aguiar). Como podemos ver os nomes de Diego e Roberta foram mantidos, os outros nomes foram trocados, o que não altera o fato de que, após o início da novela, em março de 2011, seja lançado o CD Rebelde Record.




A novela Rebelde, originalmente exibida e produzida no México, e exibida no Brasil pelo SBT, fez tanto sucesso no Brasil que a Rede Record decidiu comprar os direitos da produtora Televisa e produzir uma versão nacional de Rebelde (RBD), a previsão é que a versão nacional de Rebelde, na rede Record tenha sua estréia em março de 2011. O CD Rebelde Brasil, já confirmado pela rede Record, ainda não tem data de lançamento. A novela Rebelde na Record, assim como o CD Rebelde Brasil já causa muita expectativa nos fãs do RBD, a Record está investindo pesado na produção e promete agradar fãs antigos e criar novos.



É esperado que tanto a novela Rebelde, a ser exibida em horário ainda indefinido na Rede Record, assim como o CD com as músicas dos Rebeldes brasileiros agrade as fãs e faça tanto sucesso no Brasil quanto foi feito a versão original.
_________

Justificando o título, 1Samuel, 15,23:

" Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, ..."

É isso aí !

terça-feira, 8 de março de 2011

O LIVRO

01) Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia?




Resposta:





Os seguintes números são baseados na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:







            Antigo Testamento           Novo Testamento                          Total

Livros            39                                      27                                       66

Capítulos       929                                   260                                      1.189

Versículos   23.146                               7.957                                    31.103



Comparando com outras traduções, esses números podem ser um pouco diferentes. A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32). A versão King James, por sua vez, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João. Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento). A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.



02) Qual o maior capítulo da Bíblia?



Resposta:



O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos



03) Qual o menor capítulo da Bíblia?



Resposta:



O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos



04) Qual é o maior versículo da Bíblia?



Resposta:



O maior versículo da Bíblia em qualquer tradução é Ester 8:9 - Et 8:9 .



05) Qual é o menor versículo da Bíblia?



Resposta:



Isso varia conforme a versão. Na Almeida Revista e Corrigida, é Lc 20:30 . "e o segundo", com 9 letras. Na Revista e Atualizada, porém, Jó 3:2 . tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.



06) Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?



Resposta:



A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.



07) Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?



Resposta:



A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.



08) Qual a 1ª Bíblia completa publicada com a divisão de capítulos e versículos?



Resposta:



Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.



09) A Bíblia reinvindica a si mesma o nome de Bíblia?



Resposta:



“Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.



10) Sendo a Bíblia o "livro de Deus" existe algum livro dela que não contém a palavra "Deus"?



Resposta:



A palavra “Deus” aparece em todos os livros da Bíblia, exceto em Ester e Cântico dos Cânticos. Esse fato levou muitos judeus e cristãos a argumentarem que Ester e Cântico dos Cânticos não faziam parte da Bíblia. Outros argumentaram que Deus está presente também nesses livros. Eles viram o Cântico dos Cânticos como um símbolo poético do amor de Deus pelo seu povo. E, em Ester, eles viram Deus agindo nos bastidores, criando uma série de impressionantes “coincidências” que livraram os judeus de um holocausto na Pérsia.



11) Quais os documentos mais antigos que trazem trechos bíblicos?



Resposta:



O documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel. Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”.



12) Qual o livro bíblico que foi mais traduzido até hoje?



Resposta:



A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história. O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas.

É isso aí!