quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"AI" DAQUELE QUE TOCAR NO MEU UNGIDO!




A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros e falsos profetas se valem dela para ameaçar seus críticos; crentes mal-orientados usam-na para defender certos “ungidos”; e outros ainda a empregam para reforçar a idéia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.
Quando examinamos o contexto da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).
Conquanto a frase não encerre um princípio geral, podemos, por analogia, afirmar que Deus, na atualidade, protege os seus ungidos assim como cuidou dos seus servos mencionados no Salmo 105. Mesmo assim, não devemos presumir que todas as pessoas que se dizem ungidas de fato o sejam. Lembre-se do que o Senhor Jesus disse acerca dos “ungidos”: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).
É claro que a Bíblia apóia e esposa o pensamento de que o Senhor cuida dos seus servos e os protege (1 Pe 5.7; Sl 34.7). Mas isso se aplica aos que verdadeiramente são ungidos, e não aos que parecem, pensam ou dizem sê-lo (Mt 23.25-28; Ap 3.1; 2.20-22). Afinal, “O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2.19).
Quando Paulo andou na terra, havia muitos “ungidos” ou que aparentavam ter a unção de Deus (2 Co 11.1-15; Tt 1.1-16). O imitador de Cristo nunca se impressionou com a aparência deles (Cl 2.18,23). Por isso, afirmou: “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram” (Gl 2.6).
Aparência, popularidade, eloquência, títulos, status, anos de ministério… Nada disso denota que alguém esteja sob a unção de Deus e imune à contestação à luz da Palavra de Deus. Muitos enganadores, ao serem questionados quanto às suas pregações e práticas antibíblicas, têm citado a frase em análise, além do episódio em que Davi não quis tocar no desviado rei Saul, que fora ungido pelo Senhor (1 Sm 24.1-6). Mas a atitude de Davi não denota que ele tenha aprovado as más obras daquele monarca.



Se alguém, à semelhança de Saul, foi um dia ungido por Deus, não cabe a nós matá-lo espiritualmente, condená-lo ao Inferno. Entretanto, isso não significa que devamos silenciar ou concordar com todos os seus desvios do evangelho (Fp 1.16; Tt 1.10,11). O próprio Jônatas reconheceu que seu pai turbara a terra; e, por essa razão, descumpriu, acertadamente, as suas ordens (1 Sm 14.24-29).
O texto de Salmos 105.15 em nenhum sentido proíbe o juízo de valor, o questionamento, o exame, a crítica, a análise bíblica de ensinamentos e práticas de líderes, pregadores, milagreiros, cantores, etc. Até porque o sentido de “toqueis” e “maltrateis” é exclusivamente quanto à inflição de dano físico.
É curioso como certos “ungidos”, ao mesmo tempo que citam o aludido bordão em sua defesa — quando as suas práticas e pregações são questionadas —, partem para o ataque, fazendo todo tipo de ameaças. O show-man Benny Hinn, por exemplo, verberou: “Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…” (citado em Cristianismo em Crise, CPAD, p.376).
Quem são os verdadeiros ungidos, os quais, mesmo não se valendo da frase citada, têm de fato a proteção divina, até que cumpram a sua vontade? São os representantes de Deus que, tendo recebido a unção do Santo (1 Jo 2.20-27), preservam a pureza de caráter e a sã doutrina (Tt 1.7-9; 2.7,8; 2 Co 4.2; 1 Tm 6.3,4). Quem não passa no teste bíblico do caráter e da doutrina está, sim, sujeito a críticas e questionamentos (1 Tm 4.12,16).
Infelizmente, muitos líderes, pregadores, cantores e crentes em geral, considerando-se ungidos ou profetas, escondem-se atrás do bordão em análise e cometem todo tipo de pecado, além de torcerem a Palavra de Deus. Caso não se arrependam, serão réus naquele grande Dia! Os seus fabulosos currículos — “profetizamos”, “expulsamos”, “fizemos” — não os livrarão do juízo (Mt 7.21-23).
Portanto, que jamais aceitemos passivamente as heresias de perdição propagadas por pseudo-ungidos, que insistem em permanecer no erro (At 20.29; 2 Pe 2.1; 1 Tm 1.3,4; 4.16; 2 Tm 1.13,14; Tt 1.9; 2.1). Mas respeitemos os verdadeiros ungidos (Hb 13.17), que amam o Senhor e sua Santa Palavra, os quais são dádivas à sua Igreja (Ef 4.11-16).
Quanto aos que, diante do exposto, preferirem continuar dizendo — presunçosamente e sem nenhuma reflexão — “Não toqueis nos meus ungidos”, dedico-lhes outro enunciado bíblico: “Não ultrapasseis o que está escrito” (1 Co 4.6, ARA). Caso queiram aplicar a si mesmos a primeira frase, que cumpram antes a segunda!

Que Deus tenha muita, mas muita mesmo, misericórdia sobre a minha vida!

É isso aí!

28 comentários:

  1. quem ja foi ungido de deus hoje esta desviado da palavra ainda e ungido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ungido é sempre ungido...lembra de Saul? mesmo sendo errado querendo matar Davi, ele continuava sendo ungido, Davi até diz quem sou Eu para tocar no Ungido do Senhor ?!!! No ungido ninguem toca, isso é fato..Se o Ungido está errado, quem vai cobra dele é o Senhor não cabe a nós querer fazer a justiça com nossas mãos

      Read more: http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/09/ai-daquele-que-tocar-no-meu-ungido.html#ixzz2734XGnoC

      Excluir
    3. Como diz a postagem acima, não devemos matar ninhguém a espada, mas nem por isso precisamos concordar com asneiras de algumas pessoas que se dizem ungidas!

      Excluir
  2. Bom, pra mim, convertido e ungido é uma coisa. E, desviado, não existe! O que existe são pessoas que nunca se converteram de verdade, a dispeito de estarem numa igreja, por isso saem dela.

    ResponderExcluir
  3. Você está precisando ler um pouco mais a Bíblia. E principalmente da orientação de Deus querido. Ungidos são todos aqueles escolhidos de Deus para contribuir com a obra do Senhor. Muito cuidado ao distorcer a palavra de Deus. A bíblia diz que ai daquele que mudar uma vírgula do lugar.

    ResponderExcluir
  4. Ô Anônimo seu herege, onde ta escrito isso de virgula? Ta precisando de uma EBD hein irmao! Vc deve estar se referindo a Ap 22.18,19 que nada tem a ver com isso e nem se aplica a biblia toda mas apenas a esse livro. Que vexame hein! Onde tem escrito "virgula" na biblia? Hahahaha quando penso que ja vi de tudo...

    ResponderExcluir
  5. missionaria Dayse5 de maio de 2012 01:28

    discordo com as duas opiniões acima mencionadas...ate porque Deus é o autor da sua propia palavra revelada por Ele mesmo...e nenhum homem podera mudar nem um ponto ou uma virgula...ate porque uma ponto ou uma virgula pode representar um tempo ou uma situação...e garanto que nem todos que são chamados são os escolhidos para serem ungidos..so é ungido aquele que tem um verdadeiro chamado...muitas opiniões não quer dizer que sejão hereges..mas sim talves falta de conhecimento

    ResponderExcluir
  6. O que está escrito, através do poliglota Apóstolo Paulo, inspirado por Deus (Senhor Jesus Cristo – O Rei), a mando de Deus (Senhor Jesus Cristo – O Rei), é para não mudar o sentido de tudo que foi Pregado (Proclamado) da Parte D’Ele, Deus. É NÃO MUDAR O SENTIDO DA PALAVRA DO SENHOR. Deus não impõe nenhuma restrição, em utilizar palavras consideradas por sinônimo, facilitando a compreensão, o discernimento de tantas e quantas pessoas, em maior alcance possível, como é percebido nas revisões e atualizações Bíblicas, pelo Sr. João Ferreira de Almeida, mas não muda o sentido. Dizendo ainda Paulo, que se alguém pregar um evangelho, diferente do Evangelho da Parte do Senhor, que ele Paulo pregou... Que seja anátema (maldito). Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, gostei muito desta postagem, queria sua autorização para postar em meu blog, com os devidos créditos, é claro. www.simplesgraca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade, não só para esta como para outras também. Abraços!

      Excluir
  8. QUERIA DEIXAR REGISTRADO QUE SAUL FOI UNGIDO CLARAMENTE A REI E NÃO A LÍDER ESPIRITUAL, E NÃO TOQUEIS SE REFERE AO ATAQUE FÍSICO. AFINAL, UNGIDO POR UNGIDO PAULO FOI CONFRONTADO E NENHUM MOMENTO TEMEU O JULGAMENTO POIS SUA VIDA TESTIFICAVA SUA PREGAÇÃO. O QUE NÃO PODE É FALSOS PROFETAS USAREM ESSA PASSAGEM PARA ENSINAR NAS IGRRJAS HERESIAS... QUEM SOMOS NÓS???? O PRÓPRIO JESUS FOI JULGADO POR HOMENS E TOCADO FISICAMENTE. VIVEMOS OS TEMPOS FINAIS... A IGREJA É ESCANDALIZADA E UM DOS MOTIVOS É NOSSA PREGUIÇA EM ADQUIRIR CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS. QUANDO ALGUÉM PREGAR TESTE O PREGADOR , TUDO QUE ELE FALAR TEM QUE TER FUNDAMENTO E COMPROVAÇÃO BÍBLICA, CASO CONTRÁRIO NÃO VEM DE DEUS. VAMOS PARAR DE PREGUIÇA POVO DE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  9. Todo aquele que faz a obra ( a vontade de DEUS) é considerado o ungido do SENHOR; porque DEUS perguntará: Tive sede me destes de beber? Tive fome me destes de comer? Eu estava com frio me agasalhastes? Eu estava enfermo foste me visitar? Portanto os que fizeram vinde a mim, pois esses são os meus verdadeiros filhos (ungidos). E os outros que não fizeram nada disso Eu não os conheço.

    ResponderExcluir
  10. Mas os "bodes" falarão: Quando estavas com sede te demos de beber; quando estavas com fome te demos de comer; quando estavas com frio te agasalhamos; quando estavas doente nós fomos te visitar. Então DEUS falará a esses: Eu não vos conheço malditos, afastate de mim todo aquele que comete o pecado e iniquidade. Está mais que claro e explícito que o verdadeiro ungido do SENHOR é todo aquele que está em verdadeira retidão, no verdadeiro caminho do SENHOR, fazendo as SUAS OBRAS; e não aquele que diz: senhor, senhor, mas não faz as obras de DEUS. Também está escrito que o verdadeiro cristão (ungido) é o perfume de Jesus Cristo. Importante também é ler Salmos 1.

    ResponderExcluir
  11. ESTÁ ESCRITO: OS QUE RESISTEM AO EVANGELHO E AO VERDADEIRO CAMINHO A DEUS E A SALVAÇÃO, DESTES AFASTA-TE !
    Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei" "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso. 2 Coríntios 6: 14-18.

    ResponderExcluir
  12. Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto? Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus. II Corintios 2: 15-17.
    Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. Tito 3:10-11.
    Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4.
    Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês. 2 Coríntios 10:5-6.

    ResponderExcluir
  13. A respeito da Igreja Católica, é importante que os católicos leiam Apocalípse 17 e 18, para saber o que DEUS fará com ela. Em sonho, e em espírito, minha esposa foi colocada lá dentro daquela igreja católica do papa;e DEUS mostrou as pedras preciosas e as vestes escarlata, o tapete na entrada até o centro da igreja também era escarlata, e também viu os adornos em ouro puro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A respeito da Igreja Evangélica ( As grandes ) estão no mesmo caminho da riqueza, da soberba, é só olhar pastores com mais e mais riqueza, os templos cada vez maiores e fazendo de tudo pra tirar dinheiro dos fiéis... Tudo contra ao que Jesus Cristo viveu...

      Excluir
  14. O Senhor nos ensina a ser pacientes com aqueles que ainda estão começando na fé, e tbem diz que aquele que for até ELE de modo algum lançará fora. Não podemos julgar o nosso próximo se ele está certo ou errado, pq a obra quem faz é o Espírito Santo, e não cai uma folha de uma arvore sem que seja permitida por Deus. Ele é misericordioso e grande em compaixão. Nos ordena que oremos uns pelos outros e os exortemos em momentos oportunos, com muito amor e jamais com ataques. E que Deus nos abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Jesus Cristo disse que todo aquele que o segue pode ser considerado o seu remido e ou o seu ungido. Em Cmboriú, nas missões de Gideões, eu estava juntamente com minha esposa no colégio, onde estava sendo estabelecidas as pregações de vários pastores; apareceu um homem com o rosto todo deformado. Eu, ve ndo e observando aquele homem, comentei com a minha esposa, se foi um grave acidente; minha esposa me respondeu que aquele homem tinha agredido um pastor, com um murro no rosto. Passado alguns meses esse mesmo agressor sofreu um assalto, os que o assaltaram o esmurraram no rosto, que veio a ficar deformado. Aí está a resposta: Não toque em um ungido ou remido do SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este exemplo não cabe aqui, pois em nenhum momento se falou de agressão a quem quer que seja, ungido ou não!

      Excluir
  17. JESUS CRISTO: A PORTA DA GRAÇA


    Apocalipse 3:7-8.

    Sim, a porta se fechará. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Mateus 24:38-39. Lucas 17:27.

    Quando Jesus Cristo sair do lugar celestial santo e sagrado, Ele fechará a porta; depois não haverá mais a Sua presença, nem a presença de Deus, nem a presença do Espírito Santo de Deus; porque também Jesus Cristo é tudo isso. Muitos se escandalizarão, muitos serão perseguidos, muitos serão atormentados, muitos clamarão por misericórdia, e muitos gritarão o nome de Jesus, mas não serão mais ouvidos; porque a porta já se fechou, não há mais tempo. Porque também será lançada na terra as sete pragas da ira de Deus.

    E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.
    Apocalipse 16:17.

    Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
    Apocalipse 22:11.

    E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
    Mateus 24:14.

    Mas aquele que viver em espírito e em verdade, fazendo a boa obra de Deus e perseverar até ao final será salvo.

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
    Efésios 2:8-10.

    Matéria inteira está com:

    Paulo Roberto Schonrock – pschonrockr@yahoo.com.br –

    ResponderExcluir
  18. Otimo estudo fui verdadeiramente edificada

    ResponderExcluir
  19. Ungido e aquele que Deus levanta,e muito cuidado a falar de um ungido

    ResponderExcluir
  20. Não há mais nenhum Ungido se Cristo, os demais, estão debaixo da sua Unção, pois só se unge Rei, líderes de Igreja no máximo são Anjos!

    ResponderExcluir
  21. Concordo, a Bíblia diz que o Povo de Deus padece por lhe faltar conhecimento e não é um conhecimento qualquer e sim do alto as vezes sem discernimento do Espirito julgamos, acusamos ofendemos uma pessoa simplesmente por capricho ou porque não formos com a cara e não sabemos o que Deus o Senhor tem com aquela pessoa infelizmente pagamos um preço alto lá na frente.
    Ass.: Pastor do deserto Magno

    ResponderExcluir
  22. Todo aquele que diz: sou ungido de Deus..., acredite pois não cabe a nós duvidar e sim obedecer, a Deus julgar.

    ResponderExcluir