GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS NÃO É O PRIMEIRO MANDAMENTO

A maioria de nós aprendeu que o primeiro dos dez mandamentos é: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.

Mas o curioso é que não existe esta frase na Bíblia! Nem evangélica e nem católica. Veja qual é de fato o 1° mandamento, que Deus deu a Moisés lá no monte, Êxodo, cap 20,versículo 3 em algumas versões da Bíblia Católica:

Ave Maria :Não terás outros deuses diante de minha face.



CNBB : Não terás outros deuses além de mim.


Bíblia sagrada: Não tenhas outros deuses diante de Mim.

Na versão dos testemunhas de jeová:

Novo mundo: Não deves ter quaisquer outros deuses em oposição à minha pessoa.

Na evangélica, em todas as versões com pouquíssimas alterações:

 Não terás outros deuses diante de mim.


Por que então se perguntarmos a pessoas inclusive evangélicas qual é o primeiro mandamento ela responde: amar a Deus sobre todas as coisas?
Ah! Esta frase está em Mateus 22,37?

NÃO: Veja o que diz:

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento."

Então, de onde surgiu esta frase?

Quem já foi católico como eu, e fez o catecismo certamente se lembrará disso:


10 Mandamentos Êxodo 20:3-17


Amor a Deus


1. Não terás outros Deuses diante de mim;


2. Não farás para ti imagem de escultura; Não as adorarás...


3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;


4. Lembra-te do dia do Sábado para o Santificar... Mateus 22:38;37

Amor ao próximo


5. Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os seus dias na Terra;\


6. Não matarás;


7. Não adulterarás;


8. Não furtarás;


9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;


10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, Não cobiçarás a mulher do teu próximo... Mateus 22:39



10 Mandamentos segundo o CATECISMO:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas


2. Não tomar seu santo nome em vão

3. Guardar domingos e festas


4. Honrar pai e mãe


5. Não matarás


6. Não pecar contra a castidade


7. Não furtarás


8. Não levantar falso testemunho


9. Não desejar a mulher do próximo


10. Não cobiçar as coisas alheias.


“O Catecismo segue a divisão dos mandamentos estabelecidos por Santo Agostinho e que se tornou tradicional na igreja católica”. Extraído do catecismo da igreja católica – Edição revisada de acordo com o texto oficial em latim, p. 545 – parágrafo 2066 – Edições Loyola – 10ª. edição – julho de 2000.

Eis a explicação do aparecimento desta frase extra-bíblia.
Mas o que tem isto de importante?
Bom, substituir um mandamento de Deus por outro pode ser perigoso, ainda mais se ao interpretar esta frase que não existe na Bíblia, cheguemos a conclusôes como a minha:

" Imagine um casal onde o marido inventa de arrumar uma amante. E, perguntado sobre o amor à esposa não mais existir, ele diz: Não. Eu tenho uma amante, mas amo minha esposa mais do que a amante!" ou, "sim, eu tenho outras divindades de adoração, mas eu amo a Deus sobre todas as coisas!"

Quando te perguntarem qual é o primeiro mandamento, diga:

N Ã O   T E R Á S   O U T R O S   D E U S E S    D I A N T E   DE   MIM!

 É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário