GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

6 PERGUNTAS DIFERENTES E A MESMA RESPOSTA, SERÁ?

Responda as perguntas abaixo e tente achar alguma diferença nas respostas:


1 - Quem mandou matar criancinhas quando Jesus nasceu?


2 - Por causa de quem José e Maria foram para Nazaré criar Jesus depois que voltaram do Egito?


3 - Quem mandou degolar João Batista no cárcere e, depois de zombar de Jesus o devolveu á Pilatos?


4 - O motivo da morte de João Batista foi a "denuncia" de um adultério. Quem nesta história foi traído por esta mulher adúltera chamada Herodias?


5 - Quem morreu comido de bicho quando aceitou a glória que era de Deus para si?


6 - Quem quase se converteu quando visitou e ouviu Paulo na prisão?


Quem rapidamente se lembrou desses fatos bíblicos já tem uma única resposta para  todas essas perguntas : H E R O D E S


De fato, este nome Herodes responde corretamente as perguntas acima, mas para quem pensa que os fatos relacionados nelas reportam-se ao mesmo e único Herodes, se engana:


O "herodes" da pergunta 1 era Herodes, o Grande (em hebraico: הוֹרְדוֹס, transl. Hordos), nascido em cerca de 73 a.C.  Ele era chamado de O Grande, devido à grandes obras que fez na Judéia, algumas de pé até hoje e também por governar sózinho toda aquela região. Ao morrer, em 2 d.C., Herodes deixou disposto, em testamento, a partilha do reino entre três de seus filhos sobreviventes: Herodes Arquelau, Herodes Antipas e Herodes Filipe.


O "herodes" da pergunta 2 era um dos filhos de Herodes o grande, chamado Herodes Arquelau que ficou governando uma das tres partes do reino de seu pai, a saber Judéia e Samaria, daí o fato de Jesus também ser conhecido como o "nazareno", pois por causa deste Herodes, José e Maria foram morar em Nazaré, fora da jurisdição dele.


O "herodes" da pergunta 3 era um dos irmãos de Herodes Arquelau, chamado de Herodes Antipas ou Tetrarca, pois ficou com a região mais importante do Reino de seu pai, a Galiléia.


O "herodes" da pergunta 4 era o 3° filho de Herodes o Grande, chamado de Herodes Filipe ou simplesmente Filipe, que ficou com a pior parte do reino de seu pai, a Ituréia.
Agora, vejam que confusão:


Este Herodes Filipe cometeu um incesto ao casar-se com a neta de seu pai chamada Herodias, ou seja, ele casou-se na verdade com sua sobrinha. Pois bem. Esta "digníssima" senhora queria ser importante, e o que faz? Ela deixa seu tio-marido não politicamente tão influente assim, pra ficar com o governador grandão, Herodes Antipas que, acaba cometendo quase um duplo incesto, porque ele estava agora com uma mulher que, primeiro, era sua sobrinha e também era sua cunhada!
Quem viu  isto e não gostou  foi João Batista que acabou morto por criticar tal situação!


O "herodes" da pergunta 5 era um neto de Herodes o Grande, chamado Herodes Agripa I , ou simplesmente Herodes Agripa como vemos na Bíblia. Nomeado pelo terrível Calígula, como seu avô, governou só toda aquela região e, por causa disso, se tornou vaidoso e ensoberbecido caiu morto ( At 12, 21,22 e 23 ) ao concordar com o povo que dizia não ser ele a falar, mas Deus.


E, finalmente, o "herodes" da pergunta 6 era Herodes Agripa II, ou simplesmente Rei Agripa, filho de seu antecessor, que ao saber da história do apóstolo Paulo, quis vê-lo na prisão e, após ouvir o lindo discurso do apóstolo, quase entregou sua vida á Jesus dizendo: "Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!"( At 26,28 ). Perdeu a oportunidade, né?




Eis aí então a breve história da dinastia desta família, muito longe de servir de bom exemplo para quem quer que seja, salvo que se faça tudo ao contrário!


É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário